colaborações

9 NOV // ARTISTAS // 22H00
CINZENTO E NEGRO, Luís Filipe Rocha, Portugal/Brasil, 2015, 126', M/12

colaboração com a Sociedade Recreativa Artística Farense
'Semana dos Artistas' integrado nas comemorações dos 110 anos desta colectividade.

Maria é traída por David, o marido, que rouba todo seu dinheiro e foge para ilha do Pico, nos Açores. Destroçada e com um enorme sentimento de humilhação, ela só anseia por vingança. É então que resolve contactar Lucas, um inspector de polícia, para encontrar pistas sobre o paradeiro do ex-companheiro. Porém, numa visita à ilha do Faial, Lucas apaixona-se por Marina, empregada no Peter Café Sport, situado no centro histórico da cidade da Horta. Este amor vai alterar o curso dos acontecimentos...

Produzido pela Fado Filmes, um filme dramático sobre amor, traição e vingança que conta com Luís Filipe Rocha ("A Outra Margem", "Adeus, Pai") na realização e no argumento. Em competição na edição de 2015 no Festival Caminhos do Cinema Português, saiu vencedor em duas categorias: Melhor Actor (Filipe Duarte) e Melhor Banda Sonora Original (Mário Laginha). "Cinzento e Negro" foi ainda o filme vencedor do Festival de Cinema Figueira Filme Art, arrecadando os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento (Luís Filipe Rocha), Melhor Actriz (Joana Bárcia) e Melhor Fotografia (André Szankowski). Marcou também presença no Festival dos Cinemas do Mundo de Montreal (Canadá) e na 39.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil). 


16 NOV // IPDJ // 21H00
PEDRA E CAL, Catarina Alves Costa, Portugal, 2016, 55'
PRESENÇA DA REALIZADORA

colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola e a Biblioteca da UAlg.
Apresentação de Susana Gómez Martíez (CAM/UALG), Miriam Tavares (UALG/CIAC) e Catarina Alves Costa (UNL/CRIA)

Um filme sobre casa rurais no interior do Algarve, mostrando a relação entre o prsente e memórias evocadas na intimidade do lar. Trabalhar a arquitectura a partir do "imaginário social", centrando-se na forma com as casas eram e são vividas.



FILME FRANCÊS DO MÊS
18 NOV // BIBLIOTECA MUNICIPAL // 21H30
UNE PLACE SUR TERRE, Fabienne Godet, França, 2013, 100'

Antoine, fotógrafo, só tem como amigo o jóvem filho da sua vizinha. Uma manhã, notas de piano vindas do prédio da frente chamam a sua atenção. Antoine não sabe ainda que quem as toca, Elena, estudante idealista, vai tranformar a sua vida e permitir-lhe encontrar finalmente um lugar na Terra.




24 NOV // ANFITEATRO VERDE (UALG) // 18H00
NOSTALGIA DA LUZ, Patricio Guzmán, FR/GE/CH/ES, 2010, 90', M/12

Um filme sobre a distância entre o céu e a terra, entre a luz do cosmos e os seres humanos e as idas e voltas que se criam entre eles. No Chile, a três mil metros de altura, astrónomos do mundo inteiro encontram-se no deserto de Atacama para observar as estrelas. Neste lugar, a transparência do céu permite ver os confins do Universo. Na terra, o solo preserva os restos intactos, mumificados para sempre, de exploradores, mineiros, índios e prisioneiros políticos da ditadura. Enquanto os astrónomos procuram vida extraterrestre, um grupo de mulheres remove pedras à procura de familiares.



FILME FRANCÊS DO MÊS
16 DEZ // BIBLIOTECA MUNICIPAL // 21H30
PAS SON GENRE, Lucas Belvaux, França, 2013, 112'

Clément, professor parisiense de filosofia é colocado em Arras. Perdido, ele encontra Jennifer, bela cabeleireira, que se torna sua amante. Se a vida de Clément é pautada por Kant e Proust a de Jennifer é ritmada pela leitura de revistas e festas de karaoke. Vivem um grande amor. Mas será que pode durar?