CORAÇÃO DE CÃO | 19 JANEIRO | 21H30 | IPDJ


CORAÇÃO DE CÃO
Laurie Anderson
EUA/França, 2015, 75’, M/14

FICHA TÉCNICA
Título Original: Heart of a Dog
Argumento e Realização: Laurie Anderson
Director de Fotografia:  Laurie Anderson, Toshiaki Ozawa, Joshua Zucker-Pluda
Música: Laurie Anderson
Ano: 2015
Origem: EUA/França
Duração : 75´

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Veneza 2015 – Selecção Oficial
Lisbon & Estoril Film Festival 2015 – Selecção Oficial




CRÍTICAS

Como filmar na primeira pessoa? Nesse filme maravilhoso que é "Coração de Cão", Laurie Anderson parte das memórias da sua cadela, Lolabelle, para nos propor uma viagem que está para além do documentário e da ficção.
Chegámos ao tempo da personalização... Desde o modo como somos atendidos no comércio até aos disparates que proliferam nas redes "sociais", tudo parece decorrer de uma preocupação de "personalizar" tanto o consumo como o discurso público que possamos assumir. Na prática, promove-se a ilusão de que dizer (ou escrever) "eu" é uma coisa simples, automática, no limite, não envolvendo qualquer tipo de responsabilidade.
"Coração de Cão" (título original: "Heart of a Dog") é, justamente, um caso modelar de alguém que aposta em dizer/filmar o seu "eu" a partir de uma intimidade radical — intimidade que começa na vida e na morte de Lolabelle, a cadela que justifica o título. Ao evocar Lolabelle, Laurie Anderson propõe, afinal, uma deambulação em que o cinema supera todos os maniqueísmos, a começar pelo que opõe "documentário" e "ficção".
De facto, dir-se-ia que Laurie Anderson fez apenas um documentário sobre as memórias da sua cadela. O certo é que "Coração de Cão" acaba por ter qualquer coisa de transcendente, sem nunca perder a sua dimensão íntima e intimista. Através de uma montagem tão ágil quanto inteligente de filmes de super 8, fotografias e desenhos, Laurie Anderson propõe um novelo de factos, imaginações e pensamentos em que tudo se cruza, desde a evocação dramática do 11 de Setembro até à presença das memórias (e da música) do seu marido, Lou Reed.
"Coração de Cão" começa com a narrativa de um sonho de Laurie Anderson, centrado no nascimento de Lolabelle — são imagens de desenhos animados que abrem o filme para a possibilidade de combinar todos os materiais, todas as formas de conhecimento. Em última instância, a personalização desemboca, aqui, na sua dimensão mais radical, a ponto de o espectador ser levado a sentir e pressentir que olhar o mundo à nossa volta é algo que implica a construção de um contrato (de conhecimento, justamente) com os outros.
Em termos simples, este é um dos filmes mais belos de 2015 — e se é verdade que continuamos a viver o Natal como um tempo de abertura às emoções dos outros, então não haverá objecto mais adequado ao espírito da quadra.
JOÃO LOPES, rtp.pt/cinemax





Coração de Cão é verdadeiramente o filme de uma música.
É difícil resistir a este filme, pequeno labirinto de “memórias e confissões”, ideias e devaneios, capaz de casar o absurdo mais excêntrico (ou apenas mais “místico”) com um sentido próximo da existência, palpável e quotidiana. Mais do que o exercício de montagem de materiais heterodoxos, mais do que o texto em off dito pela própria Laurie Anderson, o que cativa é a fortíssima impressão de musicalidade que se desprende
de tudo e da relação entre tudo — é autenticamente o filme de uma música, vê-se (e ouve-se) como se fosse um disco de Laurie Anderson em filme, e é pela musicalidade que o filme se concentra e faz vibrar, de forma sempre especial, quer o que nele há de “material” quer o que tem de “espiritual”. Fazendo a analogia com a obra de alguém especialmente próximo de Laurie Anderson, este filme é assim a modos que o seu Magic and Loss, e não fala doutra coisa, de “magia” e de “perda”.
LUÍS MIGUEL OLIVEIRA, Público

Sem comentários: