A NOVIÇA REBELDE/MÚSICA NO CORAÇÃO | 16 JULHO | Q - ESPAÇO CULTURAL | 21H30 | SESSÃO GRATUITA

A NOVIÇA REBELDE/ MÚSICA NO CORAÇÃO
Robert Wise, EUA, 1965, 174’, M/6

Integrado na inauguração da exposição Ridi Pagliaccio de Pedro Cabrita Reis, na Galeria Trem. Assim sendo, convidámos Pedro Cabrita Reis a programar um dos filmes desta Mostra.



FICHA TÉCNICA
Realização: Robert Wise
Argumento: Ernest Lehman, baseado na peça musical homónima de Richard Rodgers e Oscar
Hammerstein, sobre libreto de Howard Lindsay e Russel Crouse
Fotografia: Ted McCord
 Direcção Musical: Irwin Kostal
Montagem: William Reynolds
 Interpretação: Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleanor, Richard Haydn, Charmian Carr Anna Lee Duração: 173 ‘

NOTA CRÍTICA
Revisto agora o filme, o que sobressai é realmente a portentosa realização de um mestre, Roberto Wise. A sua relação com os cenários, a forma como enquadra, como movimenta a câmara, como dirige os actores, como se serve da sumptuosa paisagem, como estabelece a relação entre as personagens no interior de um mesmo plano (como realiza a “mise-en-scène”, em suma) é realmente brilhante. Depois a história por vezes arrasta-se nalguns convencionalismos escusados. Mas a verdade é que o filme sobrevive, e sobrevive bem.
Lauro António, lauroantonioapresenta.blogspot.pt


Pedro Cabrita Reis é um dos artistas portugueses mais conhecidos da atualidade. Participou em exposições internacionais de renome: entre outras, o seu trabalho foi exposto na 9.ª Documenta de Kassel e na 24.ª Bienal de São Paulo. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza. A sua obra é multifacetada e complexa, já que o artista utiliza diversos meios e materiais, muitas vezes mantendo a criação no espaço ambíguo entre o desenho e a arquitetura, entre o tangível e o inefável. Nesta exposição teremos a oportunidade de ver uma vez mais esta faceta múltipla, através das peças que serão exibidas, do conceito que subjaz em cada obra e da própria ideia de obra, questionada pelo artista a cada nova criação.

Sem comentários: