O HOMEM DECENTE - 17 MARÇO - 21H30 - IPDJ


O HOMEM DECENTE

Vanessa Lapa, Áustria/Israel, 2014, 94’, M/14


FICHA TÉCNICA
Realização: Vanessa Lapa
Argumento: Vanessa Lapa, Ori Weisbrod
Montagem Sharon Brook, Noam Amit
Fotografia Hermann Poelking-Eiken
Som: Tomer Eliav
Música Original: Jonathan Sheffer, Daniel Salomon, Gil Feldman
Origem: Áustria/Israel
Ano: 2014
Duração: 94’










CRÍTICA
" (...) Na vida, é preciso ser decente, corajoso e ter bom coração", escrevia Heinrich Himmler numa das suas cartas. Palavras sábias que demonstram sobretudo uma humildade de espirito, mas convém sublinharem que Himmler é o braço-direito de Adolf Hitler. O homem por trás dos conselhos de decência foi em tempos apelidado como o arquiteto da "Solução Final", o visionário do extermínio de uma "raça" que ele próprio considerava prejudicial para a ascensão de uma outra, pura e soberana (tendo também sido um dos mentores da concretização dos campos de concentração).
Um Homem Decente, um título irónico e de certa forma trocista ao legado deste homem de mente indecifrável, é um documentário que nos reúne um ponto vista único através da leitura de cartas, fotografias e diários encontrados na casa de família dos Himmler, em 1945. Para além de uma biografia de um dos rostos das atrocidades cometidas e da proliferação do idealismo Nazi na Alemanha e noutras partes da Europa, o filme de Vanessa Lapa remete-nos como um documento sobre os efeitos e réplicas de um regime, descrevendo uma época fatídica e memorável para a Humanidade do século XX.


A descrença dos alemães pela sua Nação após a humilhante derrota da Primeira Guerra Mundial, o desejo de uma nova guerra como uma demonstração de bravura, o realçar dos valores patrióticos que só Adolf Hitler conseguiu estabelecer no seu povo e a premonição de um novo mundo, erguido de uma tremenda poça de sangue, são alguns dos fatores que o filme analisa pelos olhos de Himmler, os quais também avaliam a sua própria figura. Tal como um feitiço que se vira contra o feiticeiro, Lapa utiliza o seu legado de forma reflexiva aos seus pensamentos, elaborando não um "monstro", mas um homem de um poder intelectual invejável, embora, distorcido.
Resumidamente, O Homem Decente é uma autocrítica póstuma, não deixando de ser impressionante o retrato orquestrado sem um pingo de maniqueísmo ou manipulação. Eis um registo linear e formalista que se incorpora como um diário visual de alguém que o Mundo dificilmente poderá esquecer. Quanto aos julgamentos, só o espectador poderá faze-lo, obviamente sob advertências.

Hugo Gomes, c7nema.net/

Sem comentários: