HOJE! Mirian Tavares em "Livros em Cadeia". 18h, Bibl UAlg Gambelas. Até já!

logo.jpg

Tornar a nossa Biblioteca ainda mais viva. Todos os meses, um convidado apresenta um livro da nossa colecção. Que, como todos, está disponível para requisição – por qualquer um.


5ªf, 3 de Maio, Biblioteca da UAlg Gambelas, 18h, Entrada Livre

MIRIAN TAVARES – O CINEMA E A INVENÇÃO DA VIDA MODERNA

A apresentar – Livro homónimo, Leo Charney e Vanessa Schwartz (org.)


A Palestrante

Mirian Nogueira Tavares tem formação académica nas Ciências da Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais (doutorou-se em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia), tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica, em domínios relacionados com o Cinema, a Literatura e outras Artes, bem como nas áreas de estética fílmica e artística.

Como professora da Universidade do Algarve, participou na elaboração do projecto das licenciaturas em Artes Visuais e Estudos Artísiticos e do Mestrado e Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes. Presentemente coordena o doutoramento e o mestrado em Comunicação, Cultura e Artes e a licenciatura em Artes Visuais. É Coordenadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação financiado pela FCT.

Da sua obra publicada destacam-se a coordenação de um livro sobre Literatura e Cinema (2007): É Perigoso debruçar-se para dentro e alguns ensaios publicados em livros e revistas nacionais e internacionais, tais como: Revista ARS – “Cinema digital: novos suportes, mesmas histórias”; Revista Intermídias – “Surrealismo: A Revolução pela Arte”; Revista Faces de Eva – “A Doce Vida: do eterno feminino na obra de Federico Fellini”; Revista Graphos – “Da poesia de Buñuel ao cinema de Garcia Lorca”.

O Livro

livro mirian.jpgEste livro analisa as formas e funções do olhar e da representação presentes na vida urbana entre 1848 e 1920. Examina ampla e criteriosamente as questões da pintura, da fotografia, das exposições em museus, das novas formas do jornalismo de "sensações", das estratégias de propaganda bem como a presença de formas literárias que expressam o sentido de modernidade.



apoio

Gulbenkian HORIZONTAL.jpg

colaboração

logo_ualg-pequeno.jpg


(nota: com todo o gosto acedemos em incluir esta Palestra na 4ª Mostra de Cultura Fílmica que hoje decorre)

Sem comentários: