Fernando Lopes morreu.

Não foi por acaso que iniciámos as Comemorações do nosso 56º aniversário, no passado dia 3 de Abril, com o último filme de Fernando Lopes, "Em Câmara Lenta". Foi para salientar a estreia de mais um filme de um dos nossos mais importantes realizadores.

Não há muitos cineastas a poder figurar no panteão do Cinema Português. Fernando Lopes era indiscutivelmente, um deles.

A sua importância é histórica - criou, com um punhado de outros, uma nova forma de fazer cinema, e cinema português, nas condições mais adversas de todas: durante o fascismo. O Cinema Novo Português foi, antes de um gesto cinematográfico, um gesto de resistência cultural anti-fascista. "Só" por isso, tudo lhe devemos.

Mas a sua importância está para além desse contributo histórico - Fernando Lopes é sinónimo de filmar bem, muito bem, a alma e a identidade portuguesas. Não é só o mérito técnico, mas a capacidade assombrosa de ser um cidadão que, coerentemente durante toda a sua vida, interveio artisticamente para nos tornar mais ricos.

Fernando Lopes deu-nos o prazer e a honra da sua presença entre nós, em diferentes ocasiões.

Seguramente, desde "Matar Saudades", em 1987, a que se seguiu, dez anos depois, a participação numa Mesa-Redonda nos nossos I Encontros de Cinema; em 2002, para apresentar "O Delfim"; e, em 2004, para, em conjunto com o argumentista João Lopes, apresentar "Lá Fora".

Os filmes que dele exibimos foram:

BELARMINO - 10/Mai/68 , 07/Mar/70, 08/Jun/95 e 05/Jan/07
UMA ABELHA NA CHUVA - 26/Jun/02
NÓS POR CÁ TODOS BEM - 30/Abr/78
A CRÓNICA DOS BONS MALANDROS - 24/Jun/02
MATAR SAUDADES - 21/Nov/87
O FIO DO HORIZONTE - 29/Abr/94 e 28/Jun/02
DELFIM - 17/Jun/02 e 20/Nov/04
LÁ FORA - 17/Set/04
OS SORRISOS DO DESTINO - 23/Abr/10
EM CÂMARA LENTA - 03/Abr/12

Fica a promessa que voltaremos à filmografia deste insigne realizador, seja para repetir algumas das obras constantes desta lista ou para exibir outras, ausentes, até ao momento, da história da nossa programação.

À família, aos amigos e ao Cinema Português endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Sem comentários: