LIVROS EM CADEIA inicia-se na próxima 6ªf! 18h, Sede, Entrada Livre

Com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, de Outubro de 2011 a Setembro de 2012, uma vez por mês, um convidado apresenta um livro da nossa colecção. Que, como todos, está disponível para requisição – por qualquer um.

Participe. Quem sabe, será o primeiro a requisitá-lo… iniciando uma cadeia que desejamos imensa!


6ªf, 28 de Outubro, 18h, na Sede. Entrada livre.


Sobre a palestrante:

GRAÇA LOBO – “Crescer com Cinema”
Vice-Presidente do Cineclube de Faro. Professora e actual técnica da Direcção Regional de Educação, onde coordena o Programa de Ensino de Cinema em Escolas do Algarve (Programa JCE/Juventude-Cinema-Escola).


Sobre o livro:

«Quando o seu filho Jesse tinha 15 anos, David Gilmour tomou uma decisão que muitos pais e educadores considerariam radical: deixou o filho desistir da escola. Esta decisão, contudo, não teve nada de simples. Ao ver o filho debater-se com a falta de motivação e as dificuldades em estudar, concentrar-se e ter notas positivas, Gilmour percebeu que talvez a escola não fosse o ambiente ideal de aprendizagem para o filho – e que as probabilidades de que ele não acabasse o liceu eram elevadas. Assim, permitiu que deixasse a escola; em contrapartida, exigiu que o filho adquirisse com o pai (um notável crítico de cinema) alguma forma de educação alternativa para a vida, o amor e o crescimento pessoal. A condição para o filho deixar a escola era passar três noites por semana a ver um filme com o pai – aquilo a que chamaram O Clube de Cinema.
O que se segue é um percurso de aprendizagem e formação invulgar, rico e comovente. Na companhia do pai – e através de filmes que vão desde Os 400 Golpes, de François Truffaut, a Instinto Fatal, de Paul Verhoeven, de Crimes e Escapadelas, de Woody Allen, a Há Lodo no Cais, de Elia Kazan – Jesse aprende poderosas lições acerca dos valores humanos e do sentido da vida. E David aprende aquilo de que tantos pais se apercebem demasiado tarde: que cada momento passado com o filho é uma oportunidade de crescimento para ambos.»


O livro a apresentar deu origem a um Ciclo com 5 filmes nele ‘falados’, durante o mês de Novembro, na nossa sede.

Às 4ªf, 21h30, entrada livre.

São eles:

DIA 2 - CHUNGKING EXPRESS, Wong Kar Wai, Hong Kong, 1994, 98’

DIA 9 - SOPRO NO CORAÇÃO, Louis Malle, França/Itália/Alemanha, 1971, 118’

DIA 16 - OS CAVALEIROS DO ASFALTO, Martin Scorsese, EUA, 1973, 112’

DIA 23 - CRIMES E ESCAPADELAS, Woody Allen, EUA, 1989, 104’

DIA 30 - ZONA DE PERIGO, David Cronenberg, EUA, 1983, 103’



APOIO

.

Sem comentários: