depois da heresia, a subversão da noção de família: QUE FIZ EU PARA MERECER ISTO?, Almodovar e a sua saudável loucura, n'Os Artistas, 5ªf, 22h. Borla!

O dia-a-dia de uma típica dona de casa madrilena. Viciada em anfetaminas (para conseguir ter energia para trabalhar também como mulher-a-dias), Gloria (Cármen Maura) vive num apartamento exíguo e sobrelotado com o marido, António (Angel De Andres-López), um taxista apaixonado pela cantora alemã de quem foi motorista, dois filhos que descobriram os benefícios monetários do tráfico de droga e da prostituição e a sogra avarenta que vende aos restantes membros da família madalenas e água com gás. Há ainda a vizinha prostituta (Verónica Forqué), um polícia impotente, dois escritores falhados e alcoólicos, uma criança com estranhos poderes mentais e um lagarto de estimação chamado “Dinheiro”…

“Que Fiz Eu para Merecer Isto?” (1984) é o quarto filme de Pedro Almodóvar, provavelmente o realizador espanhol mais internacionalmente aclamado desde Luis Buñuel. Por esta época, os Óscares e o reconhecimento de Hollywood ainda vinham longe e Almodóvar era “apeuma das figuras de proa da “Movida”, o movimento contracultural surgido em Madrid no final dos anos 70 como reacção ao final da ditadura franquista.

Nesses primeiros tempos a Espanha permissiva e democrática, o realizador fez um pouco de tudo, desde o teatro à BD, passando pela escrita e o cinema em Super-8 (ao mesmo tempo em que, durante o dia, trabalhava na Companhia Telefónica Nacional…), assumindo-se desde o início como um observador atento e mordaz da realidade espanhola, dos seus vícios e peculiaridades, num tom provocatório e ousado.

“Que Fiz Eu…” fica então como um dos melhores exemplos desse cinema neurótico e dinâmico, fazendo gala de uma sensibilidade marcadamente “camp” e “kitsch” (ainda hoje presente nos filmes mais recentes e “sérios” do cineasta) e pondo em cena uma galeria irresistível de personagens excêntricas.

Numa sucessão de “gags” tresloucados por onde passa um humor absurdo e negro, entre o grotesco e o escabroso, Almodóvar propõe uma visão satírica e subversiva das relações familiares e pessoais na sociedade moderna. É um objecto delicioso e inclassificável — da farsa ao drama, da comédia ao fantástico — que mistura, de forma improvável, Buñuel, De Palma, Wilder ou John Waters.

Vasco Menezes, Público

Repleto do melhor estilo almodovariano, o filme é uma coleção irresistível de personagens esquisitos e valores distorcidos mas que por vezes fazem sentido no contexto. Lembra um pouco o início da filmografia de John Waters, só que melhor e com Madri como cenário. Como na maioria de seus filmes, há um certo choque principalmente na tentativa de perceber se é possível ir tão longe numa Espanha oitentista pós-era Franco. Em Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, Almodóvar desfila uma postura bem-humorada, ultrajante mas sem ser ofensiva. O trunfo é nunca julgar seus personagens. Eles são soltos, vivendo e agindo como querem e com suas razões. É subversivo e tremendamente divertido.

Ricardo Balata

O quarto longa-metragem do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984), é uma reunião dos personagens excêntricos que marcaram os primeiros filmes do diretor. Viciada em anfetaminas (para conseguir suportar o dia-a-dia do trabalho como dona de casa), a protagonista Gloria (Cármen Maura) reprime seus desejos em prol da atenção que dedica à família que, por sinal, é bem "esquisita". Seu marido, António (Angel De Andres-López), é um taxista apaixonado por uma cantora alemã. O filho mais velho é traficante de drogas, o caçula homossexual se prostitui e a sogra sovina traz para casa um lagarto de estimação chamado "Dinheiro". Para completar, há ainda a vizinha prostituta (Verónica Forqué), o policial impotente e a criança paranormal.

Com diálogos carregados de humor sarcástico, o roteiro - escrito por Almodóvar - coloca os personagens em constante confronto com as situações absurdas que encontram. O cineasta parece se divertir com as possibilidades cômicas de cada ação, provocando riso no espectador e facilitando a identificação do público com os protagonistas. Embora excêntricos, os personagens são demasiadamente humanos e acabam subvertendo os limiares éticos que definem o que é certo e o que é errado. Os acontecimentos estão para além do bem e do mal.

Quem é fã da cinematografia de Pedro Almodóvar certamente identificará, em Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, algumas seqüências - como é o caso da cena do homem morto na cozinha - que foram retomadas em Volver, o último filme do cineasta espanhol. Entre o non sense e o corriqueiro, Que Fiz Eu para Merecer Isto? assume seu olhar mordaz e provocativo acerca dos vícios e das peculiaridades de qualquer família.

Camila Vieira


.

Sem comentários: