novembro-dezembro. no IPJ e não só. (novembro e dezembro é MUITO BOM)

(faremos depois post mais perfeitinho. por agora, a indicação dos filmes e suas sinopses)

SESSÕES ESPECIAIS

4ªf, dia 17 Novembro, 21h30, Biblioteca Municipal
Ante-Estreia de JOSÉ & PILAR

de Miguel Gonçalves Mendes, Portugal/Espanha/Brasil, 2010, 125’, M/12
Com o Alto Patrocínio do Governo Civil de Faro
PRESENÇA DO REALIZADOR

Documentário sobre a relação entre José Saramago e a sua mulher Pilar Del Rio, através do registo do dia-a-dia em Lanzarote e das suas viagens de trabalho pelo mundo. O filme relaciona o romance “A Viagem do Elefante” com a própria experiência do autor durante o processo de criação deste livro.


6ªf, dia 26 Novembro, 21h30, Grande Auditório de Gambelas
FILME DO DESASSOSSEGO

de João Botelho, Portugal, 2010, 104’, M/12
Co-Organização com a Reitoria da Universidade do Algarve
PRESENÇA DO REALIZADOR

O Livro do Desassossego é uma obra central da literatura portuguesa, das mais traduzidas a nível mundial, que chega agora ao cinema, dando corpo a Bernardo Soares, o quase-heterónimo que Pessoa criou para espelhar a sua vida diária em Lisboa, e às projecções que João Botelho construiu da cidade.







Ciclo NÃO HÁ LIBERDADE SEM LIBERTAÇÃO - IPJ - 21H30
com o apoio da Civis (Associação para o Aprofundamento da Cidadania)

NOVEMBRO

DIA 8
HISTÓRIAS DA IDADE DE OURO

de Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Popescu, Ioana Uricaru, Roménia/França, 2009, 155’, M/12

Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro... Mitos surpreendentes, cómicos, bizarros abundavam, mitos que derivavam de acontecimentos por vezes surreais do quotidiano sob o regime comunista. O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito. O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.

DIA 15
CANINO

de Yorgos Lanthinos, Grécia, 2009, 94’, M/18

O pai, a mãe e os três filhos vivem numa casa nos subúrbios da cidade. À volta dela, existe uma cerca alta que as crianças nunca passaram. São educadas, entretidas e exercitadas pelos pais, sem qualquer influência do exterior. Acreditam que os aviões são brinquedos e que os zombies são pequenas flores amarelas. Uma alegoria sobre o funcionamento das ditaduras.
Prémio Un Certain Regard em Cannes e Grande Prémio do Estoril Film Festival.

DIA 22
IRÈNE

de Alain Cavalier, França, 2009, 83’, M/12

Para Alain Cavalier, que começou como assistente de Louis Malle e depois dirigiu Alain Delon, Catherine Deneuve ou Romy Schneider, a grande máquina do cinema tornou-se coisa morta: filma sozinho, só ele e a câmara, colada à vida das memórias da sua falecida mulher.

DIA 29
VÃO-ME BUSCAR ALECRIM

de Joshua e Ben Safdie, EUA/ França, 2009, 100’, M/12

Um homem irrequieto, dois miúdos reguilas e uma cidade acordada. De olhos bem abertos para a Nova Iorque de Vão-me Buscar Alecrim, o filme autobiográfico dos Irmãos Safdie.
Grande Prémio Indie Lisboa 2010.


DEZEMBRO

DIA 6
EMBARGO

de António Ferreira, Portugal, 2010, 93’, M/12

Nuno trabalha numa roulotte mas desde sempre teve um espírito criativo. Um dia, descobre algo realmente revolucionário: um digitalizador de pés que transformará, para sempre, toda a indústria do calçado. Mas, quando tudo parece estar a jogar a seu favor, o inesperado acontece: fica fechado no seu próprio carro e, para seu total desespero, parece que nada, nem ninguém consegue resolver o problema.
Adaptação de um conto de José Saramago, integrado no livro "Objecto Quase", publicado em 1978.

DIA 13
PUNK IS NOT DADDY

de Edgar Pêra, Portugal, 2010, 70’

PUNK IS NOT DADDY é uma viagem pelos anos oitenta, testemunhada por um cineasta neófito. Cine-diários das Ruínas do Chiado, rodagens, concertos dos GNR, Xutos e Pontapés, Sétima Legião, Delfins, o último ensaio dos Heróis do Mar, o anti-concerto de encerramento do Rock Rendez Vous.
Finalmente, arte em liberdade.

Sem comentários: