PROGRAMA EXTENSÃO INDIELISBOA - WEEEEEE!

Foi há uns anos - na 2ª edição do Indie Lisboa - que fizemos uma sua extensão. A pouca afluência do público e os preços que a organização do Indie passou a cobrar levaram a que, desde aí, não mais o tivessemos retomado.
Este ano, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos que se tornou parceiro do Indie para as suas extensões, tais preços baixaram. Por outro lado, a progressiva e imensa projecção que este Festival passou a ter (porque a qualidade e ambição da equipa directiva e a finalidade e estrutura do certame, essas, tinhamos logo entendido desde a sua 1ª edição mesmo que só com 7.000 espectadores), projecção este ano configurada em 44.000 espectadores, faz-nos acreditar que o nosso público não nos deixará mal, e lotará o Auditório do IPJ nos próximos dias 19 e 20, em duas sessões com quatro filmes do Palmarés Indie '10. Um luxo!


(NB: as condições de patrocínio da CGD implicam a cedência, por sessão, de 39 convites para colocar à disposição nas agências da Caixa, em Faro - não sabemos ainda se todas, se só na central, aguardamos instruções -, para clientes do Banco. Sócio ou não-sócio, tendes aqui a oportunidade de ver os filmes à borlix! Terão de ir lá levantar um cupão para apresentar como entrada.)

4ªf, Dia 19

Prémio do Público para Melhor Longa Metragem e Prémio Signis
PELAS SOMBRAS, Catarina Mourão


Um filme que nos faz mergulhar no universo de Lourdes Castro, mostrando-a no seu quotidiano, na casa que construiu com Manuel Zimbro (falecido em 2003) na Madeira. "Vem ver a pintura que estou a fazer. Um bocado grande, não cabe em museu nenhum. E tão pequena, tão pequenina que todos que passam por aqui nem dão por isso. Uma tela com forma esquisita. O que vale é que não é preciso esticá-la. Por si só, ela está sempre pronta a receber pinceladas, ventos, estações, chuva, sol....". PELAS SOMBRAS ultrapassa largamente o formato de "documentário sobre artista" para ser um belíssimo e cúmplice retrato de uma das mais singulares artistas portuguesas.

Documentário, Portugal 2010, 83', Beta Digital PAL
Argumento: Catarina Mourão, Lourdes Castro
Fotografia: Catarina Mourão
Som: Armanda Carvalho
Montagem: Catarina Mourão, Pedro Duarte
Produtor: Catarina Alves Costa, Catarina Mourão, Patrícia Faria
Produção: Laranja Azul, Lda


Grande Prémio de Curta Metragem (ex-aequo)
COCOON, Till Kleinert


Uma história de crescimento filmada com enorme intimidade, que trará à memória a importância de um novo corte de cabelo numa adolescente.

Ficção, Alemanha, França 2009, 7', 35mm
Argumento: Till Kleinert
Fotografia: Tom Akinleminu
Música: Conrad Oleak
Som: Matthias Kaatsch
Montagem: Till Kleinert
Com: Charlotte Wendt e estudantes da turma 10A de/and students of class 10A of Mendelssohn-Bartholdy-Gymnasium Berlin Prenzlauer Berg, Julius Kunze
Produtor: Anna De Paoli
Produção: Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin (dffb)

Legendas: inglês


5ªf, Dia 20

Prémio FIPRESCI (da crítica internacional)
CASTRO, Alejo Moguillansky



Edgar Castro, a personagem central do filme, está desaparecido, foge da sua ex-mulher, Rebecca. Na realidade, ele está fora da capital com a sua amada Celia, que ameaça deixá-lo se ele não arranjar trabalho. Mas ninguém brinca com os sentimentos de Rebecca. Furiosa, contrata pessoas para encontrar Castro: Acuña, um vigilante que anda de muletas; Willie e Samuel, cujas mensagens secretas e sem sentido fazem parte de uma trama pseudo-conspirativa. Baseado no romance Murphy, de Samuel Beckett, o filme é um retrato cómico e melancólico do homem moderno, que aspira a viver em pleno a sua liberdade interior. É também sobre a velocidade do cinema, onde a câmara, atenta e participante, serve de revelação. Abundam as perseguições e os esconderijos, as pistas secretas, falsas ou verdadeiras, numa sensação vertiginosa de personagens que, inexplicavelmente, correm pelas ruas da cidade, se envolvem em prodigiosas acrobacias (da coreógrafa Luciana Acuna), utilizando os movimentos dos chapéus-de-chuva como sinais de código. Muitas são, também, as referências cinematográficas a Jacques Rivette, Jean-Luc Godard ou Jacques Tati.

Ficção, Argentina 2009, 85',
Argumento: Alejo Moguillansky baseado no romance Murphy de Samuel Beckett
Fotografia: Juan Aguirre
Música: Ulises Conti
Som: Rodrigo Sánchez Mariño
Montagem: Alejo Moguillansky, Mariano Llinás
Com: Alberto Suarez, Carla Crespo, Edgardo Castro, Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe, Fernando Llosa, Gerardo Naumann, Julia Martinez Rubio, Julian Tello, Laura Paredes, Luciana Acuna, Rita Carou, Walter Jacob
Produtor: Laura Citarella, Mariano Llinás
Produção: Costa Films

Legendas: inglês

Grande Prémio de Curta Metragem (ex-aequo)
LA NEIGE CACHE L'OMBRE DES FIGUIERS, Samer Najari



Imigrante recente, Salim conta a contemplativa história de seis homens que, amontoados numa carrinha, distribuem panfletos em Montreal no dia em que a eles se reúne um curioso recém-chegado da Rússia. Cruzando poesia e realismo mágico, este drama lírico reflecte sobre a experiência imigrante, a camaradagem e a neve.

Ficção, Canadá 2009, 21', 35mm
Argumento: Samer Najari
Fotografia: Michel La Veaux
Música: Illia Chartov, Labess, Nedjim Bouizzoul
Som: Olivier Calvert
Montagem: Mathieu Bouchard-Malo
Com: Aliocha Schneider, Heylin Darwich, Juan Hernandez, Mohsen El Gharbi, Nedjim Bouizzoul, Nelson Bolivar
Produtor: Galilé Marion-Gauvin
Produção: L'Unité Centrale Inc.

Legendas: inglês


Outros locais de extensões:
Açores (Angra do Heroísmo), Aveiro, Leiria, Guimarães, Famalicão, Amarante, Alcobaça, Porto, Olival Basto, Lourinhã e Portimão.


Com o apoio

(Reparou? Portimão. Não sabemos quando nem onde nem o que vai mostrar, mas... outra possibilidade de ver Indie no Algarve! Estejamos atentos ao Google!!)



.

Sem comentários: