Ensinar com técnicas de imagem animada (prendinha para todos os professores)

Trata-se de um Guia acessível na internet, ainda em língua inglesa, feito para professores, de modo a permitir a exploração e apropriação das especificidades tecnológicas e comunicativas das técnicas de imagem animada e a sua utilização na sala de aula.
Está disponível em Guia e tem sete partes: ‘Welcome’, ‘Start’, ‘How to teach’, ‘Make a movie’, ‘Technical set-up’, ‘Techniques e ‘History’.
O professor poderá encontrar informações para, passo a passo, ensinar usando a metodologia necessária à produção de um filme de animação com a ajuda de computadores e câmaras vídeo: como criar uma história, como estruturar um guião, como animar usando técnicas diferentes e como fazer a edição final. Existem instruções para a instalação do equipamento mínimo necessário, escolher as aplicações informáticas mais adequadas entre as disponíveis (em 'open source', isto é, grátis na internet ou de raiz no seu computador) e como gravar e usar uma banda sonora. Poderá consultar, ainda, uma introdução breve à História da Animação. Encontrará, sobretudo, exemplos de planificações de processos pedagógicos elaboradas sobre a exploração destes aspectos.
Este Guia é o resultado de um trabalho de investigação realizado - entre Outubro de 2005 e Agosto de 2007 - por um grupo de especialistas europeus provenientes das seguintes instituições: The University of the West of England, Bristol (Reino Unido); Ciclope Filmes, Porto (Portugal); 9Zeros, Barcelona (Espanha); Kinobuss, Tallinn, (Estónia); School of Education, University of Aarhus, Copenhagen (Dinamarca); e coordenado pelo Animation Workshop, CVU Midt-Vest (Dinamarca).
O projecto foi financiado pela Comunidade Europeia através do programa Leonardo Da Vinci.

Esta imagem faz parte do pequeno filme que resultou do 2º teste do Guia, efectuado em Outubro de 2006, com a Professora Maria José Ramalho e as 20 crianças que, com ela, frequentaram o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico da Escola do Alto de Rodes, em Faro, assistidas pela aluna Inês Mendes da Escola Superior de Educação.

1 comentário:

Marina Estela Graça disse...

Actualização do link do Guia: http://www.animwork.dk/TWA/